Arquivo Ca Caba Inda
Um workshop de seis dias em que a memória viva de Sana Na N’Hada será salvaguardada no primeiro catálogo digital do arquivo audiovisual do INCA. De 10 a 12 de setembro de 2022, a Mediateca Abotcha comemorou sua inauguração com a comunidade Malafo, convidados e a Cooperativa Geba Films. Um software open source de arquivo foi implementado para organizar a coleção audiovisual. Uma vez que agora toda a coleção do Instituto de Cinema da Guiné tem seu catálogo digital, os como, os porquês, os meios de preencher os metadados – as principais informações inerentes a cada obra – serão seguidos passo a passo enquanto conversamos com um dos primeiros cineastas da luta de libertação guineense.
Melina Pafundi nasceu em Mar del Plata, Argentina. Estudou direção de cinema e vídeo, filosofia e artes plásticas. Trabalhou como restauradora de arquivos de filmes no Museu do Cinema de Buenos Aires, Pablo C. Ducrós Hicken. Desde 2016, Melina vive e trabalha em Berlim como diretora, restauradora de filmes e professora. Ela trabalhou como assistente de direção com os diretores Franz Müller e Ilaria Di Carlo. Em 2017, tornou-se membro do laboratório de cinema independente, não comercial e coletivo Labor Berlin e.V. Ela organizou exibições e workshops no Evas Obdach, um abrigo para mulheres sem-teto em Berlim-Neukölln. Ela lecionou o módulo ‘Home Movie Making’ na Ruhr University Bochum e, desde 2019, também faz parte do Kinozauber Film Atelier, um programa de educação cinematográfica do Arsenal – Institute for Film and Videoart e.V. Juntamente com a Cooperativa Geba Films e a Abotcha Mediateca em Malafo, Guiné-Bissau, Melina está ajudando a construir um catálogo dos primeiros filmes feitos por cineastas guineenses. Ela colabora internacionalmente com artistas noruegueses, portugueses, guineenses, alemães, letões e argentinos. O trabalho de Pafundi foi exibido internacionalmente em festivais de cinema como: Kurzfilmtage Oberhausen 2019, BFI Flare London LGBTQ+ Film Festival. 2020, Philosophical Film Festival. 2020, Dortmund | Cologne International Women’s Film Festival. 2020, Women Make Waves International FF. Taiwan (2020, FIDBA Buenos Aires. Argentina 2020, This Human World Int’l Human Rights Film Festival. Áustria 2021, Bangalore Queer Film Festival. Índia 2020; entre outros. Atualmente, Melina está escrevendo e trabalhando em seu primeiro longa-metragem baseado no arquivo audiovisual do Museu Etnográfico Dahlem de Berlim.
Ação financiada pela União Europeia. Ação cofinanciada e gerida pelo Camões I.P.. Ação cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Apoio de viagem German Filmes & AG DOK.